o blogue de Ana

Furto de bicicleta Trek Fuel em Rio Tinto (Gondomar)

O Filipe Moreira pede para divulgar os dados da sua bicicleta que foi furtada através de arrombamento da porta e que ele pensa que foi "por encomenda", visto estarem mais bicicletas na garagem que não foram roubadas. Já fez participação à PSP e contactou importador e lojas. Se alguém souber de alguma coisa... Isto inclui encontrar partes da bicicleta, mesmo pintadas de outras cores...

Venho por este meio pedir a vossa colaboração na medida do possível.

Menu do restaurante e floreira da câmara sobre a ciclovia - Aveiro

Existe uma ciclovia no passeio central da Av Dr Lourenço Peixinho em Aveiro, com uma das saídas para o Forum (shopping), em que temos de fazer uma curva de 90º, descer para atravessar a rua na ciclovia ao lado da passadeira e entrar do outro lado da rua sem chocar com a grande floreira que a CMAveiro colocou (ou deixou) no local que apanha parte da ciclovia. Essa mesma desce pelo meio do passeio até ao Forum, onde se acede através de uma ponte mista de piso escorregadio de madeira dividida 1/3 para escadaria pedonal e 1/3 rampa onde temos de esperar que os peões e miudagem que acham mais cool ir pela rampa passem ou usar a campainha para desatrapalharem, que se faz tarde. Continua em direcção ao centro (Pontes) até ao local do ponto de encontro da Bicicletada, onde já é larga, mas mesmo assim como está inserida no passeio ao lado do Forum, há muito peão desavisado que não vê os reflectores vernelhos no chão. Não sei se os peões têm prioridade... A ciclovia está sempre bem sinalizada. Agora que já descasquei na arquitectura da mesma e na presença da grande floreira, vamos ao resto:

Sugestões para melhorar mobilidade em 2 rodas em Aveiro

Tal como digo no post do Casainho relativamente a posição da CMAveiro sobre ciclovias, decidi criar este tópico. Gostaria de reunir aqui opiniões acerca da manutenção ou não das ciclovias em Aveiro, melhorias que necessitem, problemas de mobilidade, pontos críticos, etc ... para apresentar brevemente à Divisão de Mobilidade da CMAveiro, com quem tenho estado em contacto acerca destes assuntos. Relembro que não é uma proposta da Massa Crítica Bicicletada, porque não temos/não tenho autoridade para tal, mas sim de um grupo de cidadãos interessados em melhorar a mobilidade na cidade e promover o uso da bicicleta.

Isto vem de encontro ao desejo de pessoas que me interpelaram neste sentido e da minha própria vontade. Criticar e falar para o ar não chega, é preciso apresentar algo de palpável e construtivo.

Já tenho algumas opiniões que me transmitiram pessoalmente e que li nos blogs, para além das minhas, claro.

Órbita abre loja na praia da Barra (Aveiro) com aluguer de bicicletas

A Órbita, uma empresa de Águeda (Aveiro) com quase 40 anos de actividade, abriu uma loja na praia da Barra (Ílhavo, Aveiro), também com serviço de aluguer de bicicletas.

Estou curiosa, ainda não fui lá ver... pode ser que assim haja mais ciclistas para darem uso às ciclovias vermelhas (e não só) e afastarem os transeuntes que insistem em ir em procissão na faixa da ciclovia, é que cabemos todos!

A minha primeira bicicleta de criança foi uma Órbita azul articulada! :-)

Notícia no Diário de Aveiro:

BACAs (Bicicleta Aquática da Cidade de Aveiro) já pedalam na Ria

Já dei uma espreitadela às BACAs (mereciam um nome melhor!), são as da DivertiBem que já aqui apareceram  e foram experimentadas e comentadas neste post em Salreu e também operam na Pateira de Fermentelos (Águeda, Aveiro).

Aqui estão elas junto ao Forum Aveiro.

http://massacriticapt.net/files/BACAs na ria Forum_22Jun2009.JPG" alt="" />

Notícia no Diário de Aveiro:

TransAveiro - Blog com info de mobilidade georeferenciada em Aveiro

O Emanuel Barros criou o blog http://transaveiro.blogspot.com/ com informação sobre os diversos meios de transporte público em Aveiro, com os contactos e localização no googlemaps. Um verdadeiro serviço de utilidade pública!
E porquê?
"Fiz o site porque um dia vi-me grego para tentar encontrar a paragem de autocarro para levar uma amiga ao autocarro." e porque "Aveiro para mim é uma das cidade mais bonitas de Portugal." :-)
Na parte dos velocípedes, tem a BUGA e um link para a "Massa Crítica é um site/comunidade que pretende incentivar as pessoas a andarem de bicicleta e Aveiro é espectacular para isso."

E fiquem a saber que "Toda a informação neste site foi recolhida usando a minha bicicleta." :-)
Portanto, vão ao blog, façam uso dele e ajudem a completá-lo.

Pedalam nus pelo Ambiente

Pedalam nus por um ambiente melhor

Iniciativa juntou 40 cidades de todo o mundo

Milhares de pessoas pedalaram, este sábado (13 jun 2009) por um ambiente melhor em 40 cidades de todo o mundo.

Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Toronto e a Cidade do México foram algumas das cidades que participaram no protesto anti-carros.

O evento anual devia realizar-se em 70 capitais, mas apenas 40 cidades se juntaram para enfrentar a timidez por um ambiente mais saudável.

Video e notícia TVI 24 aqui.

CicloRia - uma ciclovia com 120km em Estarreja, Ovar e Murtosa (Aveiro)

A par da Murtosa Ciclável, teremos este grande projecto CicloRia.

 

Informação da CMEstarreja:

Ciclovia Aveiro-Praias (Gafanha) há 14 anos só com 1 sentido

Um caso caricato conhecido de quem é da região ou de quem já tentou ir de Aveiro para as praias usando a ciclovia parelela à estrada nacional e à A25 até à Gafanha (ílhavo). Para entrar na ciclovia temos de o fazer em contra-mão usando a estrada até entrar na ciclovia. No sentido Gafanha-Aveiro tudo bem. Esta ciclovia tem outra coisa desagradável, o ruído dos carros que passam a grande velocidade.

Era interessante que finalmente fizessem o acesso à ciclovia, era mais interessante que a continuassem até às praias, evitando andar a ziguezaguear entre ruelas e sentidos proibidos e evitando que os ciclistas tenham de usar a estrada nacional lado a lado com camiões. Assim, haveria muito mais pessoas a ir de bicicleta para a praia, afinal são só 10km, era bom para a saúde, ambiente e evitavam as enormes bichas de carros da praxe.

Conteúdo sindicado