Bicicletas saem à rua esta sexta-feira - jornal digital da Universidade de Aveiro

Mensagem original colocada no jornal digital da Universidade de Aveiro.

Bicicletas saem à rua esta sexta-feira

Foi com base na máxima «ande de bicicleta todos os dias… festeje uma vez por mês…» que um grupo de investigadores, docentes e licenciados da Universidade de Aveiro resolveu pegar nas bicicletas, aderir ao Movimento Massa Crítica e dinamiza-lo na cidade aveirense. Esta sexta-feira, 30 de Novembro, a partir das 18h00, na Praça Melo Freitas, traga a sua bicicleta e pedale por esta causa.
O conceito não é novo. Surgiu, pela primeira vez, em São Francisco em 1992, mas em Portugal, a ideia ainda é recente. Actualmente, a iniciativa percorre apenas as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro, em simultâneo, nas últimas sextas-feiras de cada mês.

O primeiro dos encontros do «Movimento Massa Crítica de Aveiro» decorreu a 31 de Agosto e reuniu, para além dos dinamizadores da UA, duas dezenas de participantes num passeio pelas ruas da cidade, que serviu para promover a utilização da bicicleta como meio privilegiado de transporte. A 4ª «bicicletada», designação adoptada nos países lusófonos para o movimento – uma vez que a maioria dos participantes desloca-se de bicicleta – está agendada para as 18h00 do dia 30 de Novembro, na Praça Joaquim Melo Freitas, junto à rotunda das pontes.

O Movimento Massa Crítica caracteriza-se por reunir um grupo de cidadãos defensores da mobilidade ciclável que, ao longo do trajecto, vai alertando para as mudanças necessárias, no espaço urbano, para melhor acolher os ciclistas.

O trajecto da «bicicletada» é o seguinte: Praça Joaquim Melo Freitas – Centro Comercial Fórum – Avenida Lourenço Peixinho (subida) – Estação – Avenida Lourenço Peixinho (descida) – Pontes – Rotunda da Sé – Rotunda do Hospital – Reitoria da Universidade – Rua da Pega – Rotunda das Pirâmides – Praça Joaquim Melo Freitas.

Para aderir ao movimento basta trazer uma bicicleta, muita energia e boa disposição. Depois é só pedalar, pedalar, pedalar…

Saiba mais aqui.