O encontro é na Praça dos Leões (também conhecida pelo nome oficial "Praça Gomes Teixeira") as 18h30, na última sexta-feira de cada mês. Ver mapa.
Para mais informações usa os telefones de alguns participantes habituais da MC
Podes ler os posts sobre as últimas bicicletadas.
Facebook: https://www.facebook.com/bicicletadaporto
A Cicloficina do Porto passou a funcionar no Rés-da-Rua, espaço situado na Rua Álvares Cabral 263.
Ver: https://www.facebook.com/CicloficinaDoPorto/
"Têm uma bicicleta em casa, mas não está boa para andar? Gostavam de conhecer malta que gosta tanto de biclas como vocês? Querem aprender a sujar as mãos e fazer as vossas próprias afinações e reparações?"
A cicloficina pode ajudar! Neste momento a unica cicloficina comunitária no porto é a Ciclocozinha do Marques. Mais informações no site da cicloficina.
"Na ciclocozinha, podes reparar e destruir bicicletas, beber um chá ou uma cerveja, construir bici-monstros, cozinhar para todxs, arrumar as ferramentas ou pedalar para a bicicletada sempre na companhia de outrxs bici-freaks"
Mais informações e horarios actualizados no site da Ciclocozinha do Marques
Lojas Bikes Porto:
http://www.massacriticapt.net/?q=comercio-e-industria
A primeira bicicletada do Porto aconteceu em 14 de Junho de 2003. Aqui está a prova!
olá +1 vez,
Esta bicicletada teve uma participação de nove. Fomos para a Baixa e o percurso foi o seguinte: Partida praça dos Leões, descemos Clérigos, passamos nos Aliados, Formosa, subimos Santa Catarina a pé a distribuir panfletos, Gonçalo Cristovão, praça República, Boavista, Rotunda, Casa da Música, Boavista outra vez, Rosário e o pessoal dispersou-se antes de regressar ao ponto de partida.
Leões:
A foto de família nas escadarias da Casa da Música. As rodas a reflectirem o flash...
...alguns cartazes criativos
Ver Estacionamento para Bikes no Grande Porto num mapa maior
Estacionamento para Bikes no Grande Porto
A ideia é o pessoal ir listando os sítios onde há estacionamento para bicicletas, na rua ou em establecimentos, disponibilizados pelas câmaras ou por outras entidades. É uma forma de se conhecer os estacionamentos que temos para usar em determinada zona, e, também, dar mérito às entidades que os disponibilizam. ;) Acrescentem os que conhecerem e completem o mapa ;)
Um cartaz feito pelo Tiago Dias
Anexo | Tamanho |
---|---|
BICICLETADA IMPRIMIR.jpg | 1.19 MB |
BICICLETADA NET.jpg | 200.96 KB |
Esta página lista algum material de divulgação para as bicicletadas.
Para imprimir mais facilmente algum deles, utilize o ficheiro disponível ao carregar no link "download" Para quase todos estão disponíveis versões para Lisboa ou outras cidades, além do Porto.
Nota: esta página foi feita com base numa página mais antiga, que pode ser encontrada aqui.
Sugestão de bandeiras (a imprimir em A3) para prender às bicicletas no dia da bicicletada ;)
preview
Posters da massacritica para Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão (três versões para cada cidade)
Colocar a data da bicicletada seguinte como indica a figura (colar a data no sitio indicado de forma a ser possível substituir todos os meses sem ter de re-imprimir o poster):
preview
Panfletos de divulgação, para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina e com logótipo do poster... focam as vantagens para a saúde de utilizar regularmente a bicicleta... bons para mostrar os benefícios de utilizar um transporte sustentável
preview
panfleto com 5 motivos para ir para o seu trabalho de bicicleta (preparados para lx e porto, 6 por pagina)
preview
Um panfleto simples que apenas convida a participar na próxima bicicletada, preparados para Lisboa e porto (6 por pagina A4)
preview
Fitas para colocar no guiador de bicicletas para divulgar a bicicletada, preparada para o porto com a data das próximas bicicletadas no verso :)
preview
Tentam explicar o ridículo do uso de carro, devido à sua velocidade reduzida no meio do transito, focando os desrespeito à lei por motoristas "stressados", tendo atitudes não cívicas, quando existe uma "aberta". Preparados para Porto e Lisboa, 6 panfletos por página (frente e verso) de modo a não desperdiçar papel.
preview
Panfleto com design agradável, 4 por página, com 5 razões para utilizar a bicicleta no dia-a-dia
preview
Preparados para Lisboa e porto, tentam explicar o ridículo do transito, convidam a pensar num mundo sem carros e a participar na próxima massa critica, ideais para se distribuir no meio do transito (baseado no flyer http://www.scorcher.org/cmhistory/traffic.html )
preview
Nova versão dos panfletos já existentes com o logótipo do poster, preparados para Porto e Lisboa, versão 6 por pagina... Explicam qual os objectivos da Massa Critica e fazem um convidam a participar..
preview
Panfletos para colocar em carros mal estacionados (em cima de passeios), lembrando os problemas que os mesmos trazem a utilizadores de cadeiras de rodas
preview
Preparados para Porto e Lisboa, focam os objectivos da massa critica e esclarecem dúvidas sobre a bicicletada... ideais para distribuir a ciclistas de forma a divulgar o movimento... apesar de estarem a cores imprimam a preto-branco (configurável na impressão)
preview
Anexo | Tamanho |
---|---|
42flyer_trabalho.zip | 1.62 MB |
bicicletadaporto_Cartaz b.jpg | 96.21 KB |
A MC de Maio correu muita bem, e agora que já passou algum tempo, fica aqui o vídeo que o Vasco Mendes fez... muito obrigado Vasco!
Vejam aqui: http://player.vimeo.com/video/42463893
Em Abril águas mil, certo? Errado!
Tivemos sol e alegria que os 8 valentes participantes reflectiram pelas ruas do Porto :)
O trajecto foi bastante longo, começando como de costume nos Leões, fizemos a tradicional deslocação à Casa da Música, depois Campo Alegre e descemos à marginal pelas Piscinas do Fluvial. Daí até à ribeira foi um saltinho :) Acabamos por fazer a subida final para os Leões quase sempre a pé fomentando uma amena cavaqueira.
Houve 3 novos participantes, um deles numa bicicleta "single speed" clássica. Os meus parabens por conseguir provar que não é preciso mil e uma mudanças para andar de bicicleta na cidade :)
Algumas fotos tiradas pelo Hugo:
Nesta bicicletada estiveram onze ciclistas.
Como no mês anterior alguns participantes perderam-se pelo caminho, desta vez optamos por fazer o percurso habitual da Julio Diniz - Casa da Música.
Havia uma bicicleta a levar o endereço massacriticapt.net em letras grandes, para os transeuntes poderem saber o que estava a acontecer. Pelo menos os da metade direita da rua conseguiram ver o cartaz...
Com algum atraso, mas aqui vão algumas fotos da bicicletada de Agosto... e um pequeno video:
Anexo | Tamanho |
---|---|
MC Porto Agosto 2010 1.jpg | 96.19 KB |
MC Porto Agosto 2010 2.jpg | 102.91 KB |
MC Porto Agosto 2010 3.jpg | 92.77 KB |
MC Porto Agosto 2010 4.jpg | 95.83 KB |
Olá!
A última sexta feira do mês, bem acompanhada por sol e uma temperatura amena, trouxeram novamente um monte de ciclistas à baixa do Porto.. algumas caras novas juntaram-se para fazer a festa num percurso que cruzou a Praça dos Leões, Aliados, Trindade, Praça da Republica, Casa da Musica, Leões... Penso que no total fomos uns 27..
Aqui tem um pequeno video: http://vimeo.com/12139419
Até ao próximo mês e não se esqueçam da Cicloficina que acontece na quinta feira da semana anterior à bicicletada :) Isso e andar todos os dias de bicicleta - sem dúvida a melhor forma de promoção desta maneira de pensar a mobilidade urbana :)
Sérgio
Com algum atraso surgem as fotografias da bicicletada de Maio. Se as últimas não tinham sido muito concorridas, desta vez, tivemos realmente massa crítica com 16 participantes :) (incluindo um colega da bicicletada de Coimbra que se encontrava pelo Porto neste fim de semana)
Assim fazemos a diferença e a ideia passa de forma mais eficiente..
O percurso foi o habitual, com passagem pela Casa da Música e regresso aos Leões... Ficam as fotos:
Até ao próximo mês! :)
Após uma semana cheia de sol e temperaturas altas, a última sexta feira do mês de Março revelou-se atipicamente fria, com um vento especialmente gélido que apanhou alguns dos participantes de surpresa.
Mesmo assim eramos 10 bicicletas ao ínicio, penso que com duas presenças novas.
O percurso acabou por ser bastante diferente do habitual, já que fomos dos Leões à praça da Republica, descemos à Casa da Música e fomos depois pelo Campo Alegre até ao Jardim Botânico. Daí fizemos um desvio pela Av. 5 de outubro de onde partimos em direcção ao ponto inicial de partida.
Estava bastante trânsito devido a um jogo de futebol, o que se por um lado é bom (dá mais visibilidade), por outro torna os condutores mais nervosos e irritáveis.
As minhas fotografias só tenho daqui a uns tempos (sou analógico), mas penso que o Sérgio Bessa deverá fornecer as que ele tirou em digital para guarnecer o registo desta bicicletada.
Até ao próximo mês!
Anexo | Tamanho |
---|---|
MCPorto26.3.2010 A.JPG | 113.25 KB |
MCPorto26.3.2010 B.JPG | 145.21 KB |
MCPorto26.3.2010 C.JPG | 137.86 KB |
Em 28 de Novembro, às 18h fazia chuva e trovoada no Porto.
Cheguei as 18h30 à Praça dos Leões conforme tinha indicado aqui. Dessa hora até as 19h não apareceu mais ninguém, por isso fui à minha vida. Por coincidência segui o percurso habitual das bicicletadas mas claro, sem voltar ao ponto de partida.
Para as estatísticas pode ficar registado que esta massa crítica teve um participante.
Mas valeu a pena ter ido lá. Passou um jovem de bicicleta que ainda não conhecia a bicicletada e agora talvez apareça numa das próximas.
Apareceram também duas senhoras que fazem parte da co-organização em Portugal da Marcha Mundial Pela Paz e a Não-Violência. Foram lá com o objectivo de convidar a Massa Crítica a participar, por isso estou a transmitir-vos a mensagem.
Essa marcha atravessará todo o mundo (com vários "ramais" que vão convergir para a marcha principal) e irão ser realizadas várias iniciativas ao longo do caminho. Acontecerá entre 2 de Outubro ed 2009 e 2 de Janeiro de 2010. A passagem por aqui penso que será por volta de 11 de Novembro de 2009.
Elas sabiam que a MC não é uma organização formal mas mesmo assim pode ser que de alguma forma queiram contribuir como grupo, ou individualmente.
Na verdade, penso que não é uma marcha no sentido tradicional do termo pois não será feita sempre a pé. Penso que está aberta a várias formas de participação.
Mais informação em http://www.marchamundial.org/
Num dia porreiro para andar de bicla, o trajecto, como de costume, foi decidido pouco antes de sair, e em linhas gerais seria: Aliados - Bolhão - Campo 24 de Agosto - São Lazaro - Batalha - Ponte do Infante - Av. da Republica - Ponte D. Luis - Batalha - Aliados.
Um bom percurso para combater o frio e abrir o apetite! Nos Leões estavam uns 30 ciclistas, mas para o meio da MC já estavam pelo menos uns 40.. não foi nada mau :)
Mais fotos aqui: http://bicicletanoporto.blogspot.com/2011/11/massa-critica-de-novembro-2011-cronica.html
Apareçam em Dezembro!
Sérgio
Anexo | Tamanho |
---|---|
IMG_1783.jpg | 86.74 KB |
No Porto, a concentração começou as 18h30 e saimos as 19h.
O número de participantes foi muito instável... No início estavamos 10
pessoas, 10 bicicletas e um cão. Um dos participantes só ficou até a
primeira esquina e a menina do cão tomou atalhos mais seguros e
encontrou-se conosco em vários pontos.
O percurso foi o do costume... Leões - Júlio Diniz - Campo Alegre -
Shopping cidade do Porto - rotunda (Casa da Música) - Boavista -
Cedofeita - Leões
Nesta bicicletada, parece-me, estavam cinco estreantes. Portanto, eram metade!
Mais uma vez um recorde 39 pessoas (pelo menos, ninguém chegou a um consenso quanto ao número exacto)...
A malta começou a chegar à hora marcada ou seja saímos por volta das 19.30 e mesmo quando partimos fomos aumentado o numero de pessoas (por isso mesmo a confusão com os números :D), o trajecto foi o do costume Leões-Casa da Música, no caminho fomos arranjando alguns simpatizantes e também aqueles menos simpatizantes com a causa... na Casa da Música faz-se alguma distribuição de flyers pelos automobilistas e transeuntes, vamos a ver se na próxima MC reconhecemos algumas pessoas que avistadas dentro dos casulos de metal :D.
Estiveram presentes várias aerobikes e uma bicicleta de transporte de carga! A viagem decorreu tranquilamente ao som de muitas campainhas! Apesar de haver muitos iniciantes, o grupo manteve-se sempre coeso.
Anexo | Tamanho |
---|---|
DSC_0064_ok-resized.JPG | 186.35 KB |
DSCF2116.resized.JPG | 66.49 KB |
DSCF2119.resized.JPG | 75.04 KB |
35 ciclistas presentes, e (algo que me agradou e muito) muitas caras novas, partimos da Praça dos Leões para uma volta diferente, desta feita pela zona alta da cidade.
O Daniel fez um mapa do percurso:
M A P A
Até ao próximo mês!
Sérgio
Anexo | Tamanho |
---|---|
IMG_1325.jpg | 86.42 KB |
Segundo a Joana C. na Mailinglist da MC Porto:
tivémos 35 no total!:) foi mm bonito!
encontrámo-nos nos leões, cm sp...foi sempre xegando gente a partir das 18h30 até às 19h30 qd partimos =/ ainda se juntaram mais dois simpáticos ciclistas (pai e filho), e acabou por voltas das 20h30 no sítio do costume a casa da música, onde o ricardo tocou flauta pra nós e o resto da malta manteve-se à conversa!
foi uma bela tarde!
Algumas fotos:
25 participantes, música por rádio...
Em plena silly season, esta bicicletada primou pela elevada participação (um total de 21 pedaladores) e pelo invulgar percurso (pelo menos para mim que ainda sou novato nisto).
Desde a Praça dos Leões até à Praça da Ribeira, uma rápida visita ao concelho limítrofe de Gaia (sabe bem atravessar a ponte D. Luís de bicla) e para finalizar um verdadeiro prémio de montanha no regresso ao ponto de partida.
Ficam as fotografias:
Viva!
No dia 18 de dezembro de 2009, realizou-se uma bicicletada extraordinária, especial Natal, fomos 15, os alegres ciclistas, não abatidos pelo frio que se tem feito sentir, que pedalamos pela invicta.
Após muita conversa junto à fonte dos leões, e algumas fotos de família, descemos, no início de forma um pouco caótica entre o transito em pára-arranca, até à praça da liberdade subindo depois, por Sá da Bandeira, até à praça da república e deslizando até à rotunda da boavista onde, após uma volta de propaganda :p, paramos na Casa da Música, onde se deixou uma mensagem natalícia para os automobilistas.
Já fomos menos os que pedalamos de volta ao ponto de partida, mas ficou combinado um jantar de natal bicicritico para convívio entre tod@s ;)
No ultima bicicletada de 2009 estivemos 10 ciclistas e um cão ;)...
os 8 primeiros seguiram pela percurso habitual, da praça dos leões à casa da musica, onde se juntarm mais dois electrico-ciclistas (com as baterias desligadas, claro...)
as fotos tiradas não foram gravadas e por isso, esta bicicletada fica sem registo fotografico...
Segundo o Daniel Carvalho na Mailing list do Porto
«parece que sou novamente o escolhido para fazer o relato...
No dia 29 de fevereiro de 2008 realizou-se mais uma bicicletada no Porto. Estiveram presentes OITO ciclistas.
O trajecto foi:
Partimos da Praça dos Leões, como habitual Atravessamos o jardim da Cordoaria, Rua dr Tiago de Almeida e rua de D. Manuel II.Descemos a rua Julio Dinis e viramos para a rua do Campo Alegre. Voltamos a virar na rua Gonçalo Sampaio. Fizemos uma paragem em frente ao shopping Cidade do Porto para distribuir panfletos. Uma volta na rotunda da Boavista, com mais uma paragem na Casa da Música. Rua da Boavista
Rua dr Carlos Cal Brandão. Passamos em frente ao liceu Rodrigo de Freitas, rua que não sei o nome (nem o google maps),Rua de Álvares Cabral, Rua de Cedofeita
De volta ao ponto de partida!
Ou seja, o percurso do costume...
Resta dizer que esta foi uma bicicletada muito agradável porque teve a maior participação feminina de sempre!
até breve, daniel»
Na bicicletada de 27 de fevereiro de 2009 alinharam 12 ciclistas. Destes, dois eram novos. Alguns outros andaram desaparecidos por uns tempos :)
O percurso foi diferente do habitual e foi um pouco duro para quem não está habituado. Saímos dos Leões, subimos à praça da República, descemos aos Aliados, voltamos a subir até o Marquês, descemos até a Rotunda e regressamos aos Leões...
Uma das participantes levou uma bicla com motor eléctrico auxiliar!
Massa Crítica Porto - Fevereiro 2012 from Paulo Almeida on Vimeo.
Viva!
Fevereiro reservou-nos um dia de sol, com um subtil arrefecimento nocturno que aparentemente ajudou a uma maior comparência de ciclistas na bicicletada... fomos 34!
Se em Fevereiro já somos 34, imagino o que os meses seguintes nos esperarão! :D
O percurso foi mais ou menos este: Leões -> Clerigos -> Sá da Bandeira -> Bolhão -> Fernandes tomás -> 24 de Agosto -> Rodrigues de Freitas -> Batalha
Muito transito, muita confusão, mas o nosso extenso grupo lá furou e fez a festa :)
Apareçam no próximo mês!
Sérgio
Anexo | Tamanho |
---|---|
250220112403.jpg | 428.16 KB |
250220112405.jpg | 337.57 KB |
Segundo o Daniel Carvalho na mailing list do Porto (grupo da net):
«na bicicletada de 25janeiro2008 estivemos 10 fisicamente, mais 1 apenas em pensamento. estiveram lá 3 novos, pelo menos do meu ponto de vista que é o de quem não aparece sempre. (eles se calhar vão dizer que estava lá 1novo, que sou eu) saimos surpreendentemente pouco atrasados e seguimos o trajecto convencional. Demos duas voltas à rotunda da Boavista sem pausar na Casa
da Música. Isso foi bom porque normalmente o que acontecia é que com esta pausa prolongada a bicicletada acabava ali. Distribuimos panfletos e umas palavras de ordem inspiradas tais como: "Anda e não polui"
Mas a bicicletava estava pouco visivel porque não tinha posters e outros materiais importantes.
Depois voltamos ao ponto de partida e cada um sequiu o seu caminho.»
Olá!
Bastante frio e a ameaça de uns pingos de chuva não foram suficientes para demover 31 ciclistas de fazer a festa, ou seja, participar na bicicletada de Janeiro... a primeira do ano!
Com participantes de várias nacionalidades e géneros este é cada vez mais uma não-organização bastante eclética, reflexo activo de como a bicicleta pode ser veículo para tudo e todos!
Houve duas novidades:
.Foi distribuído o novo calendário para o ano de 2010! Ficou mto porreiro!
.Tivemos pela primeira vez "banda sonora" na bicicletada, uns engenhocas arranjaram forma de ligar umas colunas de computador a um MP3 e assim percorremos as ruas ao som de Bicycle, Verão Azul, e outras tantas. Para uma próxima temos de selecionar mais para não se tornar cansativo ouvir... e talvez melhorar o sistema sonoro.. aceitam-se sugestões de musicas na lista!
O percurso? Foi bastante normal, ligando a Praça dos Leões à Casa da Musica, felizmente sem qualquer problema e com a grande dignidade que o nosso número nos 'empresta' ao circular no veículo mais sexy que existe à face da terra :)
Aqui vão mais algumas fotos (thanks Hugo):
Até ao próximo mês (e não se esqueçam de dia 18 aparecer na cicloficina!).
Massa Crítica Porto - Janeiro 2012 from Paulo Almeida on Vimeo.
Cerca de 60 pessoas...!
Apesar de termos sido menos que na anterior (mau tempo + ferias escolares), correu bem, penso que seriamos uns 8... Saiu um artigo no Primeiro de Janeiro:
Nota: o artigo enganou-se no nome da Praça (dos Leões, e não da Batalha!)
Olá!
Julho trouxe um novo recorde! 22 ciclistas à partida dos Leões :)
Reflexões: temos de estruturar melhor o percurso à saída, pois quanto mais os participantes, maior a probabilidade de haver confusão (perdemos alguns por causa disso).
Fotos:
Até ao próximo mês!
30 participantes!
Uma última sexta feira do mês soalheira e com temperatura amena, foi o que Julho nos reservou...
Ao contrário da de Junho (que aparentemente foi épica em 'moldura humana'), esta esteve 'na média' em termos de participação... contei 23 ciclistas à saída dos Leões.
O percurso foi mais ou menos este: Leões - Aliados - Bolhão - Campo 24 de Agosto - Poveiros - Batalha - Praça da Republica - Casa da Música - Cedofeita - Leões.
O percurso correu sem incidentes, e a 'massa' conseguiu manter-se bastante unida até perto do final...
Até à próxima!
Sérgio
Anexo | Tamanho |
---|---|
IMG_0620.jpg | 251.06 KB |
IMG_0618.jpg | 120.25 KB |
IMG_0637.jpg | 71.29 KB |
Mais de 20 participantes. Está de novo a crescer! Um australiano, um italiano, uma Checa e o resto lusos.
Fotos AQUI
Já há 4 meses que a bicicletada no Porto contava com 9 participantes. Mesmo que tivesse sempre pessoas diferentes (o que prova que há cada vez mais pessoas a aderir à bicicletada) o grupo era sempre de 9 a pedalar em massa crítica pela cidade!
Eis que este mês, Junho, o número se alterou. O grupo passou de 9 a 16 pessoas a pedalar pelas ruas do Porto, a assobiar e apreciar o verão, as pessoas na rua, a comunicar de bicicleta para bicicleta e com os peões...Este mês o percurso, foi um pouco diferente, porque acabámos na ribeira devido a um convite feio à bicicletada pelo festival trásfusão, onde assistimos ao concerto de Olive Three acompanhando com tremoços e azeitonas - para compensar as calorias gastas no percurso. A meio do percurso parámos na casa da música onde tirámos a foto de grupo e ouvimos os ensaios do festival mestiço na casa da música. Descemos pela rua com mais adrenalina do Porto até Massarelos (rua D.Pedro V?)! Acho que a partir de agora é uma rua para pensarmos mais vezes em percorrer, porque é cabelos esticam-se ao vento e, deixa-se os problemas da vida (se eles existirem) sair pelos ouvidos...pura adrenalina e satisfação! De Massarelos pelo rio pedalámos até à ribeira!
O começo da bicicletada foi no sítio do costume na praça dos Leões!
Espero que a próxima estejamos na Praça de novo e, sejamos tantos de modo a estendermo-nos por todas as ruas do Porto.
Até dia 25 de Julho, na Praça dos Leões, pelas 18h!
Registo em fotos aqui.
20 Participantes!!
Não tenho a certeza mas este poderá ter sido um recorde para a Massa Crítica do Porto!
Com bastantes caras novas, saímos uma vez mais da Praça dos Leões (ainda não estavamos os 20) e rumamos, como já vem sendo costume, até à Casa da Música. Aí seguiu-se um pequeno momento de descanso para se recuperar o folego e por a conversa em dia, e posteriormente pedalamos novamente para o ponto inicial.
Pelo caminho é claro que se vão distribuindo panfletos para dar a conhecer a mais pessoas o que é a bicicletada, e também o porquê de andar de bicicleta na cidade.
Parabens a todos os que participaram e espero que apareçam no próximo mês :)
Algumas fotografias:
Mais fotos aqui.
Segundo as mensagens na Mailing list nacional...
...do Daniel:
«No Porto participaram nove ciclistas. O percurso foi o do costume, com uma curta paragem no posto de abastecimento de
combustíveis da rua Julio Diniz.»;
...do João T.
«e eskeceste-t de referir a paragem surreal na casa da musica com o policia a pedir satisfações por ultimamente não lhe termos mandado email sobre a bicicletada (e a falar sobre o codigo erradamente ..)
um aparte pessoal, esta foi uma das melhores bicicletadas k tive nos ultimos tempos...andava a desmotivar pk a bicicletada começava a ser uma marcha de chatear e receber agressividade dos automobilistas em vez de ser um passeio de reivindicação do uso da bicicleta...
esta de sexta (que penso ter contado 10 pessoas, não 9..se calhar enganei-me), correu de forma muito mais animada e pacifica, alguns pontos que penso que levaram a tal:
- o aumento do preço dos combustiveis
- termos partido (e acabado) ainda de dia (os dias são maiores, ficamos mais visiveis e passamos a hora de ponta)
- estarmos bem visiveis, quase todos com bandeiras e/ou cartazes!
- não termos adquirido uma postura de engonha-transito (na do mes passado houve um momento que me senti ultrapassado por peões no passeio, de tão lento [e provocador para os automobilistas] que iamos..)
como avaliação, não me recordo de termos recebido uma buzinadela agressiva dos automobilistas, não tivemos ultrapassagem forçadas, nem carros a tentar "furar" a bicicletada....
recebemos aplausos em algumas paragens e não pude deixar de gostar do sorriso na cara de alguns condutores quando, parados no transito, leram um dos cartazes "Transito?? Nunca ouvi falar!"
também apareceu um ciclista que nunca tinha vindo, e vários que já não apareciam há algum tempo...»
Com cerca de 60 participantes, a MC de Maio correu muito bem.. exploramos novos territórios fazendo uma visita à Senhora da Hora para provar que mesmo de bicicleta se consegue ir aos grandes templos do consumo (NorteShopping) :p
Até ao próximo mês!
Sérgio
Anexo | Tamanho |
---|---|
250520122820.jpg | 1.45 MB |
250520122821.jpg | 1.15 MB |
Olá!
A revolução contínua! Ao dia 27 de Novembro, última sexta feira do mês, foi dia de se realizar mais uma bicicletada na cidade invicta. Depois de uma semana chuvosa, fomos agraciados por um clima frio mas seco, e uma cidade estranhamente calma (para sexta feira ao final de tarde).
Antes da partida... um problema! Um furo!
O pneu com furo foi prontamente resolvido pela equipa da Cicloficina com empréstimo do spray milagroso da Marisa :)
Tudo pronto, fotografia de grupo tirada e aí vamos nós, como de costume, da Praça dos Leões rumo à Casa da Música em grupo compacto e bem musicado..
Paragem para socializar, fazer verificações técnicas, beber um pouco de água e tirar mais umas fotografias. O ambiente está porreiro, as pessoas são simpáticas, e assim o mundo até parece melhor :)
Esta massa crítica foi também bastante boa em termos de adesão, os participantes oscilaram entre os 22 e os 26 durante o seu decorrer.
Próximo mês calha num dia curioso, 25 de Dezembro. Vamos deixar as renas descansadas e vimos de bicicleta, certo? Apareçam!
Sérgio
(obg Hugo pelas fotos!)
Viva!
a última sexta feira de Outubro foi bastante chuvosa. É um prenuncio do tempo que se avizinha, mas nada disso interessa pois a bicicleta é um veículo para todos os dias do ano :)
Apareceram mesmo assim 11 ciclistas e fomos filmados por uma equipa da RTP2...
Até ao próximo mês!
Anexo | Tamanho |
---|---|
291020101728.jpg | 412.63 KB |
291020101727.jpg | 522.92 KB |
Bicicletada/ Massa Crítica do Porto e Bicicletada/ Massa Crítica de Matosinhos juntas!