Segundo a mensagem mandada para a mailing list pelo João Taborda
Viva,como alguns sabiam, houve uma "reunião" de participantes há umas semanas, aparecemos 10 nessa reunião (alguns nem sequer eram do porto e portanto sabíamos que não iam participar) mas essa reunião trouxe um espírito que eu invejava à algum tempo... foi fogo de pouca adesão, mas a mim aqueceu...
lá foi um grupinho a domingo passado colar cartazes pelo porto...e parece que as pessoas lêem e até se sentem interessadas..
apareceram na praça dos leões:
- 10 ciclistas:
- 6 habituais, 4 novos (um participante da Massa critica de torun [Polónia], uma cidade bem mais pequena com massas criticas de 100 :p...)
- 3 ou 4 alunos do secundário do projecto "Cidades Criativas" a querer saber mais . já agora era interessante ajuda-los no projecto (eu ainda não o vi, falei um bocado com eles sobre bicicletas na cidade):
http://invicta-criativa.blogs.sapo.pt/
- mais 1 ou 2 pessoas que queriam ver o que era
- um cão (Que fez com que perdêssemos um ciclista a meio que teve de o ir por a casa :p)
no fundo, e no percurso fomos apenas 9...
mas senti que tivemos uma organização nunca antes vista!!!
tínhamoscombinado entre alguns trazermos material para todos (algum do material combinado faltou....mas o que apareceu já revelou que a preparação leva a uma acção mais consciente e divertida...)
apareceram:
- panfletos (poucos)
- bandeiras (um bandeira bem visível e bem feita deve valer tanto como uns 100 panfletos....e é vista por mais gente [mesmo por aqueles que nem abrem a janela para receber um panfleto])
- cartazes
- fita-cola
- alfinetes
- balões
- mastros (para as bandeiras)
teve-se o cuidado de não repetir o que aconteceu na ultima (não sei se houve um relato, mas eram muitas pessoas pela primeira vez e houve um bocado de "descontrolo") tentou-se alertar todos para:
- irmos num grupo coeso
- ocuparmos uma faixa, a da direita, (a da esquerda, em rotundas, que costumamos contornar duas vezes...)
- NÃO OCUPAR A FAIXA BUS (que tinha sida um descalabro total na ultima)
- ter atenção se não fica ninguém para trás nem para a frente
e assim aconteceu,. pela primeira vez num grupo realmente coeso, de passo firme, bem visível, com intenção assumidamente de reivindicação e não mais um grupo de tolinhos (Que realmente até somos :p..) a andar de bicicleta porque "se lembraram"....
fizemos também um percurso diferente, que todos adoramos e pensamos que é mais interessante.... passamos pelas pessoas... pela baixa e ainda fomos à Boavista apanhar um transito infernal :D...
opinião pessoal: foi das melhores bicicletadas que tive, apesar de não termos sido muitos (já fomos mais, mas antes poucos e bem organizados do que muitos e debandada geral)
o facto de termos tido uma bicicletada alegre, enfeitada, de conversa e bastante coesa faz-me pensar que "ganhamos" mais participantes....a ver na próxima
sugestões para todas (fiquei admirado pela falta de participação em Aveiro) é combinar um dia (uma semana antes) para um grupinho andar a colar e distribuir cartazes em faculdades, ruas pedonais, bares, cafés, ESCOLAS SECUNDARIAS (sinto que temos um grande potencial aqui que não aproveitamos....)